quarta-feira, 8 de abril de 2009

5 vias - 5 vias - Tomás de Aquino

Primeira via

Primeiro Motor Imóvel: Tudo o que se move é movido por alguém, é impossível uma cadeia infinita de motores provocando o movimento dos movidos, pois do contrário nunca se chegaria ao movimento presente, logo há que ter um primeiro motor que deu início ao movimento existente e que por ninguém foi movido.
Refutação: Essa idéia vem dos tempos de Aristóteles mas com outro nome “Motor primário”, esse motor não necessariamente precisaria de uma consciência, inteligência ou algo assim, como no caso do universo, essa singularidade não precisa de uma dinvidade para estar por trás.

Segunda via

Causa Primeira: Decorre da relação "causa-e-efeito" que se observa nas coisas criadas. É necessário que haja uma causa primeira que por ninguém tenha sido causada, pois a todo efeito é atribuída uma causa, do contrário não haveria nenhum efeito pois cada causa pediria uma outra numa sequência infinita.

Refutação:Porque deus seria uma causa e não um efeito? Sim, pode ter seqüência infinita, já que tempo não é problema para o universo ou algo tipo!

Terceira via

Ser Necessário: Existem seres que podem ser ou não ser (contingentes), mas nem todos os seres podem ser desnecessários se não o mundo não existiria, logo é preciso que haja um ser que fundamente a existência dos seres contingentes e que não tenha a sua existência fundada em nenhum outro ser.

Refutação: Existem seres aonde? Que prova existem a favor? E daí que possa existir um criador e esse não ser inteligente ou não der a mínima, puro antropocentrismo!

Quarta via

Ser Perfeito: Verifica-se que há graus de perfeição nos seres, uns são mais perfeitos que outros, qualquer graduação pressupõe uma parâmetro máximo, logo deve existir um ser que tenha este padrão máximo de perfeição e que é a Causa da Perfeição dos demais seres.

Refutação: Nessa época não existia uma genética tão fina como hoje, essas variações ocorrem devido aos genes, que estão nos nossos antecessores. Esse padrão maximo e só uma forma de tentar provar deus através de uma lógica primitiva.

Quinta via

Inteligência Ordenadora: Existe uma ordem no universo que é facilmente verificada, ora toda ordem é fruto de uma inteligência, não se chega à ordem pelo acaso e nem pelo caos, logo há um ser inteligente que dispôs o universo na forma ordenada.

Refutação: Errado, do caos pode passar para o organizado sem problemas mas leva tempo, essa é a forma antiga da segunda lei da termodinâmica, do caos nasce o organizado sim!!

16 comentários:

  1. Dr. Horrormentes, sou o Dr. Edson, lamento informa-lo mas suas refutações não tem sentido algum! O senhor, com todo respeito, é doutor em filosofia? Como pode publicar tantas asneiras sem lógica, o DR. q o senhor usa neste momento é que não sentido algum. Aprofunde seus conhecimentos, depois veja por si próprio as besteiras que o senhor escreveu acima! Em todas as vias o senhor refuta como alguém sem conhecimento intelectual nas 5 vias de S. Tomas de Aquino e, sobretudo sem conhecimento básico de astronomia moderna. Na 2v por ex. o senhor fala que tempo não é problema para o universo! Quem é o Senhor a final? O universo é mensurável, ele teve um inicio e vai ter um fim, isso porque não é infinito! a via de S. Tomas que o Senhor refuta esta corretíssima. Me desculpe se exagero, mas S.Tomas de Aquino me parece bem mais intelectual e sabio do que o senhor! Ele não falou mal e nem tentou refutar ninguem sem ter provas do que estava dizendo, eu lamento que as faculdades deem titulos de doutor a pessoas que não os merecem!

    ResponderExcluir
  2. Cara, tua area é Educação Fisica e vc quer meter o dedo na filosofia. Bah, qual a sua competencia em querer refutar algo que vc mal compreende. Va estudar filosofia e vc mudará completamente os seus conceitos, mas enquanto isso continue a jogar a bola para os guri da 8° série se divertirem em sua aula enquanto vc faz a chamada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evidentemente, os filósofos todos seguem as Vias de Tomás de Aquino... Tá certo.

      Excluir
  3. "esse motor não necessariamente precisaria de uma consciência, inteligência ou algo assim"
    DO NADA! hahahaha

    "Sim, pode ter seqüência infinita, já que tempo não é problema para o universo ou algo tipo!"
    Me parece que a teoria do universo infinito e estático já não é mais aceita... hahahaha

    "podem ser ou não ser" Leia bem o texto.
    O que tu chama de refutação eu chamo de pirraça.

    A refutação procede, mas não conclui. Qual é a origem da informação dos genes, então? Quem escreveu os genes? Se me disser que foi o acaso está epstemologicamente errado. A 2º lei da termodinâmica não é inversível após longos períodos de tempo. Tentar refutar um argumento bem embasado com mitos é, no mínimo, uma santa ingenuidade.

    "Errado, do caos pode passar para o organizado sem problemas mas leva tempo"
    Puro mito.

    "essa é a forma antiga da segunda lei da termodinâmica, do caos nasce o organizado sim!!"
    Ignorante em Física.

    Esse post é apenas mais uma tentativa desesperadora de fazer pirraça. Patético.

    Se quiser conversar mais a respeito estou a disposição.
    Sou professor de física, matemática e informática, além de estudar apologética, evolucionismo e criacionismo.

    ResponderExcluir
  4. E então, sr. argumentum ad hominem (Bob)?
    E então, dr. horror?

    ResponderExcluir
  5. Caramba, quanta asneira escrita sobre as vias de Tomás. O cara que escreveu essa postagem não entendeu NADA.

    Não tenho nada contra idiotas, pois não têm culpa de sua idiotia.

    Mas acho detestáveis os idiotas que acham que sua idiotia lhes dá superioridade diante da inteligência.

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus, não acredito que perdi tempo lendo isso!

    ResponderExcluir
  7. certo...ele pode ter errado,nao sei,nao sou capacitado para falar sobre certo ou errado.^^
    mas pelo menos ele está tentando mudar,evoluir,e o fato dele ter postado isso significa que ele está aberto a criticas,como eu estou,o que parece que todos os outros que postaram aqui nao estão!
    vocês todos disseram que ele está errado,mas não falaram o porque,só disseram:"está errado porque o padre tá certo."
    e Bob,só porque o cara estuda educaçao fisica nao quer dizer que ele nao pense,nao estude ou que esta errado. ^^
    se cometi algum erro por favor me corrija (e nao me venha com erros de portugues Parrocchia San Michele Arcangelo)

    ResponderExcluir
  8. Desculpe, mas eu posso fazer um melhor! Lá vai:

    1: O início da expansão do universo pode ter sido o primeiro motor.
    2: Como anteriormente, a expansão pode ser uma causa sem o causador.
    3: Um ser que pode ser ou não ser pode ser, sem a necessidade de não poder não ser
    4: Não há grau de perfeição nos seres, eles são perfeitos para o que são. Ex: Um leão é um perfeito leão, não um perfeito tigre.
    5: Antes da expansão o Universo era ordem, a expansão trouxe o caos. Nós não temos ordem, temos caos.

    Claro que eu posso estar completamente enganado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1.Você também não entendeu nada. Se a expansão for a causa o universo sempre se expandiu e portanto nunca teve um começo, a ciência discorda disso.
      2.Se existe algo mais perfeito que outro existe graus de perfeição, graus de diversas características.
      3.Se só temos ordem como existe vida?

      Excluir
  9. Sugiro aos supostos refutadores que aprendam primeiro os conceitos de Potência e Ato. Esse é o be-a-bá das 5 vias. Quer dizer, estudem Platâo e Aristóteles.

    ResponderExcluir
  10. é demasiado cômico, reduzir o gênio são tomas a isso !!!
    Honestamento perdi meu tempo.........

    ResponderExcluir
  11. Quanta bobagem nessa postagem! Eram para ser refutações? Bom, se eram, é melhor que o Dr. Professor de Educação Física se mantenha na sua área, pois filosofia, história, astronomia e demais ciências não são seus fortes...

    ResponderExcluir
  12. a hipótese de são tome de aquino é baseada unicamente na falta de explicações, segundo ele, se não tem explicação então só pode ser deus. e onde tá a lógica nisso? mas ele está impondo a "hipótese" deus, porque não jujú da montanha, ou o grande pé?
    veja a causa:
    pela "lógica" de aquino, o universo nunca teria tido um início, porque em algum momento, no início pra ser mais exato, não poderia ter causa nenhuma, porque não havia nada antes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O universo teve um começo (big bang), se teve um começo então antes disso ele não existia. Aquino estava certo.
      E para Aquino havia uma causa eterna(3° via).

      Excluir